Início > Sem categoria > Mostras de Cinema e Teatro Alagoanos : Para desfazer a Ladainha

Mostras de Cinema e Teatro Alagoanos : Para desfazer a Ladainha

Em outubro, tivemos a 3ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano; em novembro, teremos a 1ª Mostra do Teatro Alagoano. Dois gandes motivos para comemorarmos; dois grandes motivos para sairmos de casa; duas grandes respostas para aqueles que vivem repetindo a enjoada ladainha: “tem nada de arte acontecendo aqui”;  “tem peça boa na cidade?”; “tem teatro no interior?”; “existe curso de teatro?”; “cinema?! deixe de sonhar, bote o pé no chão”.

A última parte da ladainha, eu ouvi duas vezes, vindo da mesma pessoa. Ela me disse que eu estava sendo ingênuo, bobo, sonhador demais quando eu lhe disse que ia investir em uma carreira no cinema. “Cinema, Nilton? Diz uma coisa: você faz literatura, teatro, cinema… Finalmente, o que você quer? Bote o pé no chão”.

Na hora, fiquei mal, muito mal. Na hora, não me lembrei de um trecho de um poema do Jorge de Lima que devo sempre carregar na memória:

Noite longa alongai-me
como uma figura de Greco
para eu respirar em cima.

Lembrando-me do poema, digo: devo sim ter o pé no chão. Todos nós que fazemos arte devemos ter o pé no chão. Mas, “como uma figura de Greco”, que pisa o chão mas tem o olhar no alto. Respira no sonho e anda na terra. É justamente esse diálogo que nos permite o ofício artístico.

São Jerônimo Penitente / El Greco

Daí, quando digo “cinema”, sou um sonhador, mas como essa figura ampla. Todos nós, aqui, somos como figuras de El Greco. Então, após essas diversas figuras desfilarem nas telas do Cine Sesi, teremos mais delas espalhando-se por diversos teatros e espaços no mês de novembro.

Nós do grupo Ganymedes somos assim alongados, e apresentaremos, na Mostra, o espetáculo As Muitas Últimas Coisas.  Também estarão lá, além de nós, diversos outros grupos, com pessoas alongadas, que respiram em cima e pisam o nosso chão.

Apareça, prestigie-nos, prestigie-se. Dê a você mesmo a oportunidade de mudar a ladainha.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

